Como tratar as aftas

Certamente você já sofreu com feridas dolorosas no interior da boca, certo? As aftas são decorrência de pequenas lesões já existentes na cavidade bucal, onde na tentativa de sarar o local células de defesa atuam ali provocando uma reação inflamatória, consequentemente inchaço e dor. Os tipos de aftas mais comuns variam de 2 a 8 milímetros e permanecem incomodando até duas semanas, sendo estes 90% dos casos. Porém, também existem casos em que elas medem mais de 1 centímetro e demoram até dois meses para desaparecerem. Apesar da origem ainda não ser muito clara, as aftas podem estar ligadas ao estado de imunidade do corpo e a acidez excessiva na boca.

Mesmo que elas desapareçam sozinhas, medicamentos como pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ser descritos por um especialista para reduzir seus efeitos. Vale alertar que a utilização de bicarbonato de sódio, apontada pela crença popular como uma das possíveis curas para o problema, além de ineficaz, pode fazer a afta evoluir para um estado de queimadura. Em alguns casos mais graves, o dentista pode até aplicar raios laser de baixa potência na lesão com o intuito de acelerar a recuperação e a cicatrização.

Não existem um modo completamente eficaz de evitar a recorrência das aftas, todavia medidas como uma alimentação balanceada, além de cuidados com o sistema imunológico e com a higiene bucal certamente contribuem para a maior proteção contra essas feridas. Estudos também apontam que consumir alimentos ricos em vitaminas B e ferro (como folhas verdes escuras) pode ser benéfico nesses casos, já que esses nutrientes auxiliam no acobertamento da mucosa interna da boca. O cuidado com o sistema gástrico também permitem a prevenção da reincidência dessas lesões dolorosas.

Fonte: Saúde Abril

Um comentário sobre “Como tratar as aftas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *