Cuidados para ter uma boca saudável

Alimentação

Uma alimentação rica em cálcio auxilia na manutenção de uma boca saudável, já que esse elemento é uma das fontes primárias na formação dos dentes. Alimentos que contenham vitamina C (frutas e vegetais) também são recomendáveis, pois ela é responsável pela manutenção do sistema imunológico e ajuda na prevenção de sangramentos da gengiva e diminuição da massa óssea, que leva a perda dos dentes. Para complementar, a vitamina K auxilia na coagulação sanguínea e está presente em óleos e gorduras. Fibras e água, além de fundamentais para a saúde, em contato com os dentes ajudam a promover a limpeza, impedindo a formação de placas e contribuindo para aumentar a força e resistência dos dentes.

Evite o tabaco

Fumar causa o desgaste dos dentes, resseca a boca, além de ocasionar manchas, tártaro e mau hálito. Também está relacionado com a gengivite e o câncer de boca.

Evite açúcar

Eles são os principais agentes causadores das cáries. Chicletes sem açúcar podem ser aliados, na luta contra as cáries, por ativarem a produção de saliva e auxiliarem na limpeza dos dentes.

Higienização dental

Escove os dentes regularmente, de preferência com escovas de cerdas macias, principalmente após as refeições. O uso de fio dental e enxaguantes bucais são igualmente recomendados.
Visitar o dentista regularmente
O acompanhamento do dentista pelo menos 2 vezes ao ano é indispensável. Além de uma revisão completa, o dentista também é responsável por uma limpeza dentária profunda.

Fonte: Sorridere

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.