Cuidados com a higiene bucal

Manter um sorriso saudável é muito simples e indispensável para o bem-estar. Existem muitos produtos utilizados para higienizar os dentes, como escova dentária (macia, elétrica), fio e fita dental, passa fio, interdental, unitufo, bitufo, pastas de dente dos mais variados tipos, enxaguante bucal, dentre outros.

No entanto, independentemente da pasta ou escova a ser utilizada, o mais importante é a qualidade e frequência da escovação. Recomenda-se higienizar os dentes pelo menos 3 vezes por dia (pela manhã, após o almoço e antes de dormir). Ao proceder a escovação, é recomendado massagear suavemente os dentes com movimentos da direção da gengiva para os dentes (evitando a retração gengival e desgaste do colo dentário, principais causadores de sensibilidade). Deve se iniciar sempre por dentro (região lingual) dos molares inferiores, percorrendo todo arco de baixo, para depois seguir a limpeza pela parte superior dos dentes (face oclusal ou incisal). Em seguida, escova-se a face da frente dentária e, na sequência, se repete o mesmo processo nos dentes superiores, finalizando com a escovação do dorso da língua.

Para limpeza das faces interdentárias (espaço entre os dentes), utiliza-se o fio, fita dental ou, dependendo do espaço, pode-se utilizar escova interdental. A utilização de qualquer um desses auxiliares deve iniciar pelos molares inferiores, do fundo para frente, até passar entre todos dentes, em cada espaço interdentário. É importante não esquecer de passar o fio pelos dois lados das faces, penetrando até o fundo do sulco gengival delicadamente. 

A pasta de dente utilizada deve conter no mínimo 1000ppm de flúor, sabor e marca a escolher, lembrando que existem cremes específicos para evitar sensibilidade, clareadores ou anti placas, que devem ser recomendados pelo dentista. Os enxaguantes são excelentes coadjuvantes no controle de placa e cáries.

É também recomendado visitar o dentista regularmente para consulta de profilaxia dental (limpeza e avaliação). Mantenha seus dentes sempre limpos, com o mínimo de disciplina é possível manter controle de placa bacteriana na cavidade oral com facilidade, desta forma evitando a proliferação de doenças conhecidas, como gengivite, periodontite e cárie. Marque sua consulta de limpeza dentária com a Ideali Odonto e receba instruções de higiene oral junto de um belo kit de produtos afins, além da avaliação geral dos dentes e da saúde bucal.

Dr. Felipe Crippa Smith (CRO-RS 13.282)
Especialista em Implantes Dentários e Clínico Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *