Odontologia e esportes de impacto

A prática de exercícios físicos é um hábito muito saudável. Sua importância para o reforço muscular, equilíbrio de peso e melhora da função cardiorrespiratória é indiscutivelmente fundamental para a longevidade. No entanto, existem modalidades esportivas, como artes marciais, boxe, futebol, etc., que oferecem riscos à integridade das estruturas faciais, principalmente para os dentes. Nestes casos, o praticante deve utilizar protetores bucais durante o exercício. 

Estes dispositivos podem ser adquiridos em lojas esportivas ou confeccionados sob medida para o atleta por um dentista. Hoje sabemos que o mais indicado é procurar um odontólogo para confeccionar tal produto, uma vez que os protetores pré-fabricados não protegem as estruturas eficientemente, pois o material utilizado (normalmente silicone) não apresenta absorção de impactos nem dissipação de forças. Além disto, por não serem bem adaptados, também dificultam a fonética, respiração e forçam a A.T.M (articulação).

Por outro lado, os aparelhos de proteção bucal desenvolvidos por cirurgiões dentistas são customizados, bem adaptados, com ajuste oclusal (mordida bem encaixada), resistentes, lisos, com excelente absorção de impacto e dissipação de forças, tendo uma maior proteção e conforto para o atleta. Sem contar que esses dispositivos específicos, não atrapalham a fala e possibilitam a ingestão de alimentos/líquidos.

O tratamento é simples, basicamente com duas consultas. Na primeira, o profissional realizará anamnese, exame físico, moldagens, registro de mordida e fotografia, liberando o paciente para casa. Após a coleta destes dados, o profissional passará para as etapas laboratoriais: com vazagem de gesso nos modelos, revelação cuidadosa dos mesmos, recorte dos modelos e confecção da placa em máquina termovácuo ou termopressurizada específicas, com devidos acabamentos do aparelho.

Durante a segunda consulta, é realizada a prova e os ajustes necessários com o paciente, instrução de uso, higiene e armazenamento. Depois da liberação, caso precise de mais um reparo, uma consulta de revisão pode ser necessária, apesar de ser raro disso acontecer.

A Idealiodonto está sempre buscando soluções para melhor atender seus pacientes e em consonância com os hábitos esportivos atuais oferece tratamento com protetores bucais de última geração, indispensáveis para quem deseja manter a forma, sem causar danos à saúde oral. 

Dr. Felipe Crippa Smith (CRO-RS 13.282)
Especialista em Implantes Dentários e Clínico Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *