Estresse e ansiedade podem prejudicar seus dentes

O estresse é uma das principais doenças da atualidade. Estamos em constante exposição a situações que causam ansiedade, sobrecarregados por questões profissionais, acadêmicas, familiares. Muitas vezes, estresse, ansiedade, depressão se manifestam na cavidade oral através do apertamento ou ranger dentário. Tal situação se chama bruxismo. Ele pode se manifestar de dia (diurno) ou à noite (noturno) e em alguns casos, em ambos os momentos. O bruxismo pode ser definido como cêntrico (quando há o apertamento), ou excêntrico (quando existe o ranger), assim como pode haver as duas ações.

Sua causa esta relacionada a questões emocionais, assim como desequilíbrios no engrenamento dentário ou mal oclusões, que são fatores predisponentes ao quadro. Se não tratado pode ocasionar sérios danos ao sistema estomatognático, tais como dores musculares, espasmos, estalos e luxações articulares, dor de dente, retrações gengivais, sensibilidade dentinária, desgastes e mobilidade dental, fraturas.

O tratamento é multifatorial, incluindo consultas com psicólogo/psiquiatra, fisioterapeuta e dentista. Sendo o papel deste último, fundamental no diagnóstico da disfunção, pois os sinais clínicos orais são claros (desgastes, fraturas, retrações). No que tange a odontologia, deve se fazer um estudo completo da cavidade bucal, modelos de gesso e análise da oclusão. Ajustes de mordida, próteses, restaurações, implantes, periodontia, endodontia e ortodontia podem ser necessário para equilibrar a saúde oral do paciente. Então, após acertar o encaixe dentário lança se mão da confecção da famosa placa de bruxismo. A placa é um dispositivo interoclusal feito em acrílico, geralmente sobre os dentes superiores, que deve ser delicadamente ajustada e polida, com a função de proteção dos dentes ao desgaste e fratura, além de ser miorrelaxante. Sua utilização pode ser de dia e a noite, e após uso sua higienização é fundamental, secando-a e armazenando-a em caixa de plástico apropriada.

Se o paciente apresenta qualquer sintoma citado anteriormente (ranger ou apertamento dentário, dores articulares, musculares ou dentárias…) deve procurar um dentista para o tratamento adequado, seguido de confecção de placa de bruxismo. A Idealiodonto possui ampla experiência neste tipo de terapia, ficando à disposição para esclarecimentos. Não esqueça que o dentista é o profissional mais indicado para identificar este problema e estabelecer o plano de tratamento adequado.

Dr. Felipe Crippa Smith (CRO-RS 13.282)
Especialista em Implantes Dentários e Clínico Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *