Tártaro e placa dentária

O tártaro dentário, conhecido também como cálculo dental, é a placa bacteriana que se forma a partir do acúmulo de dejetos de alimentos nas paredes dos dentes ou gengiva. Ele tem uma cor marrom ou amarelada, ficando facilmente visível e causando diferenças estéticas no sorriso, além de doenças  periodontais.

Qual a diferença entre tártaro e placa?

A placa também é uma formação bacteriana, entretanto seu aspecto é incolor e grudento. Ela é o fator inicial da formação do tártaro, já que ao se calcificar, se torna endurecida e aderente ao esmalte dentário. Se o tártaro não for removido, ele pode evoluir para uma gengivite, cáries e outras doenças periodontais.

Como remover o tártaro dos dentes?

A formação do tártaro pode ser evitada com uma higienização bem executada. Porém depois que as bactérias já estiverem calcificadas e endurecidas, somente o dentista pode retirar. O procedimento de limpeza ou profilaxia dentária é profundo e realizado por meio de uma espécie de raspagem, feita com instrumentos específicos para a retirada completa da placa. A remoção do tártaro não traz traumas aos dentes, e esse procedimento é minimamente invasivo, não ocasionando risco ao esmalte.

A alimentação tem relação direta com a formação de tártaro, o excesso de ingestão de alimentos ácidos ou ricos em açúcares pode causar tártaro, e do contrário, uma alimentação rica em frutas e verduras cruas auxiliam na redução da incidência deste problema.

Fonte: Sorridere