Benefícios da aplicação de flúor

Além de proteger os dentes contra cáries, a aplicação do flúor tem vários outros benefícios. Presente na natureza, além de ser encontrado no solo, em mares, rios e lagos, esse mineral é utilizado no tratamento público de água e em produtos de higiene bucal. Mas final, quais são seus benefícios?

Ajuda a prevenir cáries: esse é o fator mais conhecido. O flúor provoca a diminuição do crescimento ou até mesmo a eliminação de bactérias bucais causadoras da cárie, inibindo a produção de energia desses microrganismos.

Combate o mau hálito: O mau hálito pode indicar que algo não vai bem no nosso organismo. Devido a sua ação antibacteriana, o flúor é um aliado importante para manter a boca limpa.

Auxilia na limpeza dos dentes: O flúor ajuda a garantir uma boca limpa e saudável, detendo a atividade de bactérias na cavidade oral.

Fortalece o esmalte dos dentes: o flúor ajuda na recuperação e fortalecimento do esmalte dentário. Além disso, também auxilia nos processos de reparo à desmineralização provocado pelos ácidos liberados após a alimentação.

Mesmo sendo um grande aliado na saúde bucal, é importante alertar que o uso exagerado de flúor também pode causar problemas, como manchas nos dentes e, em alguns casos, mal-estar e vômitos. Logo, consultar um dentista antes de qualquer tratamento é fundamental.

Fonte: Dentalcarecenter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.