Qual a escova ideal? Cerdas macias x cerdas duras

As escovas com cerdas macias são destinadas para a maioria dos indivíduos. O mais indicado pela maioria dos dentistas é optar por uma escova com cerdas planas, pontas arredondadas, do tipo ultramacia, e sempre com uma grande quantidade de cerdas. Existem diferenças nas bordas das escovas e, principalmente, no formato da cabeça. As variações são recomendadas para diversos fins, como faixa etária, diferenças no tamanho do arco dental, tipo de gengiva e casos específicos, como aparelhos ortodônticos.

Nada de escolher sua escova entre os produtos infantis. Há um mito de que as escovas infantis servem para adultos por ter a cabeça menor e alcançar os espaços mais escondidos. Existem escovas de adulto com cabeça bem pequena para esta função. Outra opção são as escovas do tipo unitufo que chegam nos dentes do fundo por menor que seja o espaço. Estas escovas também são ótimas para a limpeza da margem gengival e para retoques na escovação tradicional.

A escova dental deve ser trocada a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada.

Cerdas macias x cerdas duras

Antigamente as escovas eram classificadas como macias, médias e duras, porém, as escovas macias substituíram as outras e foram subdivididas em supermacias, extramacias e ultramacias. Hoje, não existe mais indicação para escovas duras e médias, pois provocam abrasão do esmalte do dente e retração gengival em longo prazo. A ultramacia é a única escova livre de traumas, recomendada para prevenir o desgaste do esmalte e a retração gengival.

Lembre-se de que não adianta escovar os dentes com uma escova mais dura para remoção mecânica da placa, pois isso poderá lhe resultar com o passar do tempo em retração gengival e sensibilidade dental. São milhões de pessoas que sofrem com a hipersensibilidade dentinária, que é, muitas vezes, provocada pela utilização de uma escova muito dura e cremes dentais abrasivos.

2 comentários sobre “Qual a escova ideal? Cerdas macias x cerdas duras

  1. Manuel Ferreira disse:

    Eu fui acostumado com escovas duras ou médias, tenho os meus dentes perfeitos mas hoje em dia, tenho que usar a macia pois no mercado está difícil achar as médias ou duras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *