5 hábitos que você nunca imaginou que podem estragar seus dentes

Escovação três vezes ao dia, fio dental, entre outras atividades são fatores amplamente conhecidos para manter a saúde bucal. Entretanto, existem alguns outros cuidados que podemos ter com nossa boca para evitar a proliferação de bactérias e consequentemente problemas odontológicos. Segue uma lista de fatores que devemos ter cuidado e que nunca imaginamos que podem contribuir para possíveis prejuízos dentários.

1. Prática de exercícios

Quando fazemos exercícios a chance de respirarmos pela boca é muito alta, com isso podemos deixá-la ressecada. Adicione a esse fator o consumo de bebidas esportivas com elevada acidez e quantidade de açúcares, o resultado pode ser tornar nossos dentes um lugar perfeito para micro-organismos e bactérias. Para evitar problemas opte sempre pelo consumo de água antes e depois dos exercícios.

2. Dormir

Se você ronca a noite, cuidado! Os roncos podem causar a diminuição do fluxo de saliva devido a respiração bucal, limitando a limpeza dos dentes à noite. Fique de olho também no bruxismo, que pode comprometer a estrutura dos dentes por causa da pressão exercida pelos músculos da mandíbula. Para resolver esses problemas, converse com seu dentista sobre acessórios que minimizam tanto os roncos quanto o ranger dos dentes.

3. Medicamentos

Alguns medicamentos podem causar secura na boca, manchas acinzentadas, entre outros problemas. É muito importante conversar com seu dentista sobre todos os remédios que você utiliza.

4. Bebidas gasosas

Alguns estudos preliminares relacionam o consumo de bebidas que levam o ácido carbônico em sua composição com a corrosão do esmalte dentário, afirmando que podem provocar abrasão e, muitas vezes, aumentam a sensibilidade dos dentes.

5. Piercing na língua

O atrito do metal com os dentes provoca um desgaste intenso da região e pode até ocasionar uma fratura, especialmente se ele estiver posicionado próximo à ponta da língua.

Fonte: Boa Forma