Como escolher a pasta de dente ideal

Toda a pasta de dente tem como principal função auxiliar na limpeza dos dentes. Contudo elas também podem agregar outros benefícios à saúde bucal. Com tantas marcas e variedades disponíveis, é cada vez mais difícil identificar qual é o melhor creme dental para a necessidade de cada um. Alguns sofrem com sensibilidade, outros com gengivite, desse modo o tipo de produto não deve ser igual para todas as pessoas. O que deve então ser considerado no momento da compra de uma pasta de dente? A BBC reuniu dicas com profissionais da odontologia para esclarecer melhor essa questão:

Para prevenção de cáries

Quem tem uma boca saudável e deseja apenas prevenir cáries deve utilizar uma pasta de dente que contenha flúor, que ajuda a remineralizar o esmalte dos dentes, deixando-os mais fortes e removendo a placa bacteriana, impedindo que essas bactérias perfurem os dentes. Segundo especialistas, para isso é essencial que a pasta de dente tenha uma quantidade superior a 1 mil partes por milhão (ppm) de fluoreto, as marcas de creme dental mais comuns possuem cerca de 1.5 mil partes por milhão.

Para aliviar a sensibilidade

Quem sofre com dentes sensíveis também conta com pastas específicas. Existem cremes dentais que contém substâncias que obstruem os poros espalhados pela dentina e que ligam os nervos aos dentes, impedindo as dores dentárias geradas pelas mudanças de temperatura.

Para doenças periodontais

A gengivite é uma doença oral bacteriana que geralmente provoca inflamação e sangramento nas gengivas. Para esses casos, é necessária uma pasta de dentes mais potente, que, além de flúor, contenha algum antisséptico mais forte, como o triclosano. Contudo, esses cremes são específicos para tratar doenças e só devem ser utilizados com indicação e acompanhamento de um dentista.

Para ter dentes mais brancos

Também existem pastas específicas para o branqueamento dentário. Quem podem não ser são muito eficazes quando usadas sozinhas. Normalmente, essas pastas de dente são recomendadas apenas para complementar o clareamento dental realizado em consultórios odontológicos. Esse tipo de creme dental, que têm como principais componentes o peróxido de carbamida e o bicarbonato de sódio, facilita também a remoção de manchas causadas pelo café, cigarro e outras substâncias. Porém seu uso excessivo pode, entretanto, sensibilizar os dentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.