5 hábitos que podem prejudicar os dentes

Existem vários hábitos comuns praticados por nós que podem influenciar negativamente em nossa saúde bucal. Em entrevista para a BBC, o especialista em odontologia preventiva e comunitária Juan Carlos Llondra Calvo, da Universidade de Granada, na Espanha, explica quais são seus efeitos sobre os dentes.

1. Escovar os dentes logo após comer

Ao ingerir alimentos muito ácidos, o esmalte dentário começa imediatamente a perder cálcio, deixando o dente menos rígido, o que pode ser piorado com a escovação. O ideal é aguardar de 20 a 30 minutos para escovar os dentes depois de uma refeição, dando tempo para que o ácido dos alimentos seja neutralizado e o cálcio dissolvido presente na nossa saliva volte a se prender ao esmalte.

2. Roer as unhas

As bactérias das unhas podem provocar infecções na boa e no sistema digestivo.

3. Nadar na piscina

A grande quantidade de cloro utilizada no tratamento das piscinas pode ser prejudicial para o esmalte dental. Porém, de acordo com Calvo, isso só tem efeito negativo para quem passa mais de 5 horas por dia na água.

4. Usar os dentes como ferramentas

Abrir qualquer tipo de embalagem com a boca pode desgastar e quebrar os dentes.

5. Mastigar cubos de gelo

Mastigar muito gelo com frequência, ou até mesmo uma só vez,  também pode fraturar ou rachar os dentes, esse risco é ainda maior para quem tem implantes ou coroas dentárias.

Fonte: BBC

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.