O que é Fluorose Dental?

O sorriso da criança é uma das coisas mais bonitas, alegres e puras que podemos apreciar. No entanto, para que ela cresça com dentes fortes e bonitos é necessário que os pais ajudem a praticar bons hábitos higiênicos, auxiliando seus filhos na escovação.

Os pais precisam estar sempre atentos quanto à exposição de seus filhos ao flúor. A escovação deve ser realizada pelos pais no mínimo até os cinco anos de idade. Quando a criança começar a pegar na escova, deve ser supervisionado pelos pais até completar seis anos de idade e conseguir cuspir completamente os resíduos após a escovação, evitando assim a ingestão de flúor em excesso e o desenvolvimento de uma alteração dentária chamada fluorose.

Fluorose é uma complicação que ocorre pela ingestão excessiva ou prolongada de flúor durante o período de formação dos primeiros dentes, isso quer dizer, desde o nascimento da criança até os cinco anos de idade .Se manifesta como manchas e variam de esbranquiçadas a amarronzadas dependendo do grau de severidade, ocorrendo geralmente de forma simétrica na dentição.

Se caracteriza pelo aumento da porosidade na superfície dentária, fazendo com que tenha aspecto opaco. Em graus mais leves, manifesta-se através de pequenas linhas brancas ou manchas nos dentes. Já nos casos mais graves, a fluorose possui aspecto castanho ou marrom e pode causar perda da estrutura dental.

A ingestão de flúor em excesso, em especial durante o período de formação dos dentes, é a principal causa da doença. O consumo de flúor atualmente se dá por produtos fluoretados, como a água e cremes dentais.

Um comentário sobre “O que é Fluorose Dental?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.