O inverno e saúde bucal

As constantes mudanças de temperatura que vem ocorrendo durante este inverno também podem influenciar na saúde bucal. As baixas temperaturas tendem a resfriar o esmalte dentário e a dentina, chegando a polpa dentária que, por ser rica em terminações nervosas, pode causar sensação de dor. Uma maneira de evitar a sensibilidade nos dentes é reduzir o consumo de alimentos muito ácidos, além de usar uma escova macia, não aplicando força durante a escovação e agredindo menos a gengiva.

Sentir dor ou sensibilidade nos dentes com o ar frio também pode ser um sintoma comum no inverno. É importante em qualquer sinal de dor consultar um dentista, pois é possível que essas dores causadas pelo frio sejam reflexo de problemas mais sérios como cáries ou outros tipos de traumas dentários que deixam a dentina exposta.

Além disso, gripes e resfriados comuns nessa época também contribuem para problemas bucais. Essas doenças virais têm como um dos sintomas o ressecamento da cavidade oral, por isso é importante manter-se hidratado, além de realizar a higiene bucal regularmente.

Fonte: Revista Encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *