Principais tipos de mordida tratadas com aparelho dentário: mordida aberta anterior

Um tipo comum de má oclusão dentária tratada por aparelho ortodôntico fixo é a mordida aberta anterior. Caracteriza-se pela falta de “toque” e/ou deficiência entre os incisivos e/ou caninos dos arcos superior e inferior. Algumas vezes, tal situação se estende até os dentes posteriores (molares e pré-molares).

Pode se desenvolver a partir de diversos fatores etiológicos, tais como os hábitos bucais deletérios (sucção de polegar ou chupeta), amígdalas hipertróficas, interposição lingual inadequada, respiração bucal e anormalidades no processo de erupção. Estes fatores interferem no crescimento e desenvolvimento normais das estruturas faciais, modificando não somente a morfologia dentária e esquelética, mas também a função do sistema estomatognático, seja função estética, fonética, respiratória, deglutitória).

Quanto mais precoce e rapidamente é detectada a má oclusão, mais rápido e eficiente será o tratamento. É baseado em dispositivos móveis (aparelho móvel) e ou aparelho fixo propriamente dito.

Dra. Luciana Damasceno Zandonai
CRO-RS 17997

 

Um comentário sobre “Principais tipos de mordida tratadas com aparelho dentário: mordida aberta anterior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *