Como funciona uma cirurgia de implante dentário?

O implante dentário é introduzido na maxila/mandíbula através de uma cirurgia bucal, previamente planejada de forma minuciosa, que após passar pelo tempo de cicatrização especifico para que ocorra a osseointegração com o leito receptor, vai receber uma prótese dentária aparafusada no seu interior (Veja aqui o que é um implante dentário).

Etapas do Processo de Implantodontia

1. DIAGNÓSTICO/PLANEJAMENTO/ORÇAMENTO

Compreende a fase de exame físico, anamnese, análise de exame de imagem (tomografia), análise de exames de sangue, análise de fotografia e modelos de gesso, para então estabelecer correto plano de tratamento e orçamento.

2. PRÉ OPERATÓRIO

Nesta etapa, além de se confeccionar guia cirúrgico e prótese provisória, o paciente recebe instruções que devem ser seguidas previamente a cirurgia, tais como: evitar situações de estresse, fazer uso de alimentação adequada, orientações sobre uso de medicação ansiolítica e antibiótica.

3. CIRURGIA / COLOCAÇÃO DO IMPLANTE DENTÁRIO

Nesta etapa, respeita-se o rigoroso protocolo clínico que envolve desinfecção prévia da sala e equipamentos, antissepsia da face e cavidade oral do paciente, bem como das mãos do operador e auxiliar; anestesia tópica, anestesia local infiltrativa; incisão, colocação de placa guia, perfuração do leito ósseo com brocas, contra ângulo e motores especiais; instalação do implante com tampa ou ciciatrizador, sutura; recomendações pós operatórias, medicação, avaliações de 3 em 3 dias até fechar a ferida, que leva aproximadamente 15 dias, e remoção de sutura. Após encerrado o tempo de osseointegração, procede-se a cirurgia de reabertura para colocação do cicatrizador (quando o implante é de dois estágios), se for implante de um estágio, não tem necessidade de 2 cirurgias. Então, se inicia os procedimentos de confecção de prótese, tais como moldagem, prova de casquete, prova do dente de porcelana ajustes, cimentação da coroa e instruções de uso e higiene.

Pós operatório

Tomar medicação prescrita, geralmente, antibiótico, anti-inflamatório e analgésico. Manter ferida limpa, aplicar gelo sobre região operada, não cuspir, evitar líquidos quentes, não usar canudo para se alimentar. A alimentação deve ser fria/morna, líquida e pastosa. Não é permitido o paciente: fumar, ingerir bebidas alcoólicas, se expor ao sol; também é recomendado evitar esforço físico e manter cabeça alta.

Cuidados com o implante dentário

O implante dentário de titânio é um material altamente resistente a corrosão, a carga mastigatória, biocompatível, incapaz de desenvolver cárie. No entanto, é suscetível ao acúmulo de placa ao redor da conexão entre o pilar protético/implante, e também da coroa protética, podendo desenvolver inflamação gengival semelhante a gengivite e periodontite, que no caso, são conhecidas como mucosite e perimplantite. Desta forma, para evitar tais patologias, o paciente deve manter rigorosa higiene oral com escova dental, fio dental, superfloss, interdental, escova unitufo e enxaguante bucal. Além disto, deve se ter cuidado com alimentos duros para evitar fratura do material restaurador, decimentação da prótese, afrouxamento do parafuso de retenção dos pilares ou coroas. São indicadas consultas, pelo menos anuais, de manutenção das próteses e dos implantes dentários.

Confira informações sobre valores, orçamento e avaliação.

Um comentário sobre “Como funciona uma cirurgia de implante dentário?

  1. Marcos goes disse:

    Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.